- Área: 9100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jonathan Gainer
-
Fabricantes: Seele, UAP
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra exemplifica o poder da fusão entre arte e arquitetura, em um projeto que transmite sentido e emoção criando um espaço de reflexão, serenidade e significância para sua nação.
A direção conceitual do projeto foi concebida pelo artista Idris Khan para criar "um parque para reflexão tanto da perda e da lembrança, um local espiritual que transmite unidade e apoio - um monumento que tem ressonância positiva e esperançosa enquanto inspira curiosidade em relação à escultura e como a arte contemporânea pode influenciar emoções."
No coração do Parque Wahat Al Karama está conjunto que serve de momento poético apesar de sua grande monumentalidade. A estrutura complexa é composta de 31 placas de alumínio verticais, a maior delas com 23 metros de altura. Estas placas parecem apoiar-se gentilmente uma na outra, simbolizando a força unida dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos (EAU). Com sua impressionante escala, o Memorial representa o mártir eterno, um local de desafio e tranquilidade. As duas primeiras placas se erguem verticalmente com a intenção de evocar um senso de humildade quando se chega no local.
As 31 placas juntas somam um total de 850 painéis de alumínio. A equipe da UAP utilizou uma técnica de pintura a mão para atingir o delicado gradiente de cor da superfície que captura a luz ao invés de refleti-la.
Nelas estão gravadas uma série de poemas árabes e citações tanto do Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan e Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan e incentivam o visitante a ler, refletir e tocar a obra de arte, criando uma relação pessoal com o memorial.
O Pavilhão de Honra marca o fim do percurso do Memorial como um local de reflexão. A estrutura circular é composta de sete painéis de vidro também de Idris Khan, envoltos por um elemento de água, e 2.800 painéis de alumínio inscritos com os nomes dos heróis dos EAU.
"O Pavilhão foi concebido como um lugar de reflexão e refúgio, um local de honra, onde o visitante encerra sua visita em uma silenciosa contemplação. A cobertura em camadas responde ao monumento e ao trabalho vernacular da região, representando uma camada de história por sobre o tempo," explica Liam Proberts, diretor criativo de bureau^proberts.
O ícone arquitetônico também inclui um Centro de Visitantes na entrada e uma Praça do Memorial, que também atua como anfiteatro para eventos.
Este projeto contou com a empresa de engenharia AECOM, responsável pelo projeto geral do Parque Memorial.